terça-feira, 29 de abril de 2014

Minhas Aventuras no Artesanato - Caderno Costura Copta


Oi gente! Já estava com saudades desse assunto aqui no blog. Depois da Restauração da minha Bíblia não tinha postado mais nada. Então vamos à aventura de hoje: Um belo dia minha irmã me mostrou uma pagina no face, era a página da Zoopress, um atelier de encadernação artesanal. Fotos e mais fotos de cadernos costurados à mão, eu enlouqueci. Na primeira folguinha do bolso pedi uns dois cadernos pra ver como era. Mas não bastava apenas ter os cadernos, queria saber fazer aquilo. Eu, como uma boa curiosa no mundo do artesanato, fiquei tentando desvendar como se fazia aquela costura, mas não consegui. O curso que a Zoopress oferecia só era ministrado em Niterói-RJ e eu fiquei aqui só sonhando em aprender a fazer aquilo. De repente uma luz acendeu na minha cabeça, vamos perguntar ao Tio YouTube! Aha! Encontrei um monte de videos ensinando a fazer a tal da costura copta e comecei a praticar. Bem, não foi fácil, depois de várias tentativas frustradas até que enfim consegui fazer um caderno digno de foto. 
Bem gente, tirei fotos do passo-a-passo, mas explicar a costura é complicado, então sugiro que quem quiser se aventurar recorram ao Youtube e assistam videos, vários vídeos, várias vezes  e pratiquem, ou tenham a sorte de morar em um lugar que ministre um curso, ou ainda comprem pronto hehe A Zoopress vende online (isso é propaganda, mas é de graça viu?)

Para fazer o caderno eu usei:
Papelão (comprado em loja de artigos de scrapbook)
Tecido para forrar a capa (comprei linho)
Papel para a parte interna da capa (usei esse Criativo Filipinho)
Papel para o miolo (comprei canson branco e creme)
Linha encerada
Furadores
Agulha Curva



Comecei pelo mais fácil, as capas. Cortei o papelão e colei no tecido, depois cortei o tecido.

Dobrei as bordas do tecido e colei o papel na parte interna da capa.


Dobrei os papeis de 5 em 5 folhas
. *IMPORTANTE* Corte a capa após ter dobrado o miolo do caderno, eles tem que ficar do mesmo tamanho

Peguei uma folha de rascunho do mesmo tamanho das de canson e marquei os lugares dos furos, isso serve para marcar todos os cadernos no mesmo local e não sujar as folhas.


Fiz a mesma coisa com as capas


Antes de começar a costurar ficou assim:

Ai começa a parte mais difícil, como eu disse, fiz vários antes desse para chegar a um resultado satisfatório. Só vai na prática
Cada miolo de cada caderno fica assim: 
E ai está o caderno pronto. Ainda tenho algumas dúvidas na finalização, mas que o caderno saiu saiu.

5 comentários:

  1. Ai que lindo! Esse eu nem me arrisco porque tenho certeza que eu nunca conseguiria! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bonito! Esse "copta" vem do cristianismo copta, do Egito e Etiópia, então é mais uma das riquezas de nossa linda herança cristã. Tanto existem os coptas separados de Roma, como os coptas que, mantendo suas tradições, ritos e cânones, voltaram a estar conosco e com o Papa: os coptas católicos. Aliás, eles têm uma história muito bonita, pois os primeiros cristãos do Egito conheciam o judaísmo desde a época de Moisés e conheceram Jesus quando a família de Cristo fugiu de Herodes para lá. Mais tarde, o Evangelista Marcos foi para o Egito pregar a fé em Jesus e encontrou pessoas que se recordavam dessa passagem do Senhor lá e facilmente aderiram à fé. Além disso, a Etiópia, que também é copta, e se converteu em massa com o Bispo Frumêncio, discípulo de Marcos, já tinha gente que aceitava o Evangelho desde que o eunuco da rainha Candace se converteu com a pregação de Felipe. :) Artesanato também é cultura cristã e evangelização, viu só?

    Um beijo, Hellen, e continua com o teu blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonito! Esse "copta" vem do cristianismo copta, do Egito e Etiópia, então é mais uma das riquezas de nossa linda herança cristã. Tanto existem os coptas separados de Roma, como os coptas que, mantendo suas tradições, ritos e cânones, voltaram a estar conosco e com o Papa: os coptas católicos. Aliás, eles têm uma história muito bonita, pois os primeiros cristãos do Egito conheciam o judaísmo desde a época de Moisés e conheceram Jesus quando a família de Cristo fugiu de Herodes para lá. Mais tarde, o Evangelista Marcos foi para o Egito pregar a fé em Jesus e encontrou pessoas que se recordavam dessa passagem do Senhor lá e facilmente aderiram à fé. Além disso, a Etiópia, que também é copta, e se converteu em massa com o Bispo Frumêncio, discípulo de Marcos, já tinha gente que aceitava o Evangelho desde que o eunuco da rainha Candace se converteu com a pregação de Felipe. :) Artesanato também é cultura cristã e evangelização, viu só?

    Um beijo, Hellen, e continua com o teu blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. ficou lindíssimo! de verdade! AMEI :)

    ferbenedito.blogspot.com

    ResponderExcluir