segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Minhas Aventuras no Artesanato: Restauração de Bíblia

Hoje teremos mais um capítulo da série: Minhas Aventuras no Artesanato. A trama de hoje envolve duas personagens : Eu e minha Bíblia.
Lembram das minhas promessas de Ano Novo, onde eu disse que queria terminar de ler a Bíblia esse ano? Então. Não sei vocês, mas eu só consigo ler qualquer coisa se tiver com um lápis na mão. Eu grifo, desenho, faço anotações, escrevo pensamentos e etc. Isso me ajuda muito quando quero lembrar de algum texto. Bem, mas C-O-M-O F-A-Z quando a sua Bíblia está na situação abaixo? Antes de comprar essa rosinha eu tinha outra com anotações, mas troquei por essa que já tem Harpa. Mesmo tendo outras Bíblias de Estudo em casa, gosto dessa para fazer minhas leituras e levar para a igreja. Então você imagina a cena: Eu me arrumo para ira para a igreja, passo a roupa, dou escova no cabelo e pego a minha Bíblia que parece que foi retirada de um lixeiro para complementar o look (não que a Bíblia seja para complementar o look tá?  A Bíblia é para ler, mas inevitavelmente você será vista com ela). Não orna né? Como não queria comprar outra e perder minhas anotações comecei a pesquisar sobre restauração de livros e decidi restaurar a minha. Eis ai o resultado:

Primeiro o antes: a capa toda detonada 


Retirei a capa e deixei só a folhinha que fica colada na capa


Usei a capa retirada como molde em um papelão que comprei em uma loja de papeis para artesanato. Esse papelão é bem duro, deu um trabalhão para cortar.


Depois medi a capa e cortei duas partes iguais e um pedaço mais fininho para o meio


Colei o papelão no tecido e depois cortei. Arredondei os cantos do papelão e coloquei em detalhe como colei o tecido para ficar com um acabamento legal.


Primeiro eu colei as pontas e depois as laterais


Colei um papel para fazer o acabamento da capa. 

Depois da capa pronta, fui cuidar da Bíblia. Como a parte que segura os livros tava bem desgastada, colei um tecido para ficar mais seguro. Detalhe: Dobrei o tecido em cima para dar o acabamento. Nessa fase era para eu ter colocado uma fitinha de cetim para marcação, mas esqueci.

Colei o mesmo papel da capa para cobrir a Bíblia, depois cortei para acertar.

Quase tudo pronto. Fui bem generosa na cola para unir a Bíblia e a capa.


Deixei quase a tarde toda secando (em um dia de muito sol). Aconselho esperar de um dia para o outro para não ter chance da cola ainda estar úmida.  Aproveitando a foto tá ai a cola que dá certo para fazer esse tipo de trabalho. Compre cola que vende em lojas de material de construção (Alô Oliveira Parafusos), cola de papelaria não dá certo (a não ser que venda essa ai "Cola PVA")

Aqui o resultado quase final, depois ainda coloquei um elástico para ela ficar fechadinha e eu poder colocar meu lápis dentro (não tirei foto, comprei o elástico uns dias depois).

Então minha mãe vendo a minha Bíblia novinha, quis que eu fizesse na dela também.


Como eu já tava experiente (Uuuuhhhh), resolvi fazer a dela com uma abinha e um botão para fechar. Achei melhor que a minha, mas mãe é mãe neh?



Aguardem cenas dos próximos capítulos! 

35 comentários:

  1. Vou mandar a minha pra ir já! hahaha mas ela não tá tão acabadinha assim. Ficou linda!!!

    Beijos!

    www.spaceofmaria.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que capricho! Quanta perfeição! Fiquei fazer tmbm!
    Show!

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo que ficou! Quero fazer também na minha! A minha tem a capa branca mas tá marrom de tão usada! :/

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda Hellen, parabéns! Bj Aletéia

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei!!!Ficou lindíssima!!!!bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito Boa Ideia'

    http://byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai que tudo kkkkk precisa ter um dom pra fazer isso e muita paciência, coisa que eu não tenho :( rsrs.
    Sou igual a você, só sei ler as coisas com lápis, caneta e marca texto! Por isso não gosto de pegar livros emprestados com ninguém.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Demais!!!!

    ficou perfeita!!! lindaaa ótima dica...

    amei o blog e também estou participando do estilo evangélico...

    grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Ficaram MUITO boas Hellen...lindas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Minha biblia e igual a sua rosa ,So que ela esta num estado muito pior Rsrs
    Vou fazer a mesma coisa ,Qual tecido que vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu sabe que eu não sei o nome! rsrsrsrsr
      Mas acho melhor um tecido que seja de algodão sem elastano, um que não estique. Escolhi mais pela estampa do que pelo tecido :)

      Excluir
  11. Amei a ideia, acho que vou fazer.
    http://detalhesdekasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu fiquei muito feliz com suas dicas lindas mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Exatamente o que eu estava procurando. Muit Obrigado! Jesus a abençoe. abc

    ResponderExcluir
  14. Quanto fica o material todo?
    Só pra ver se não fica caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica
      O material não fica caro, mas se você for fazer só uma, pode ser que fique sim

      -Uma placa de papelão custa 6 reais (dá para mais de uma Bíblia)
      -50cm de Tecido pode variar de R$10,00 a 15,00 depende do que você vai escolher
      - A cola que você deve usar nesse tipo de trabalho tem que ser cola forte, usada em artesanato e não aquela cola escolar comum. A de menor tamanho custa de R$9,00 - R$ 12,00

      Desses materiais dá pra fazer mais de 3 Bíblias

      Porém você também vai precisar de outras ferramentas como estilete, regua, uma base de corte, elástico e botão se você preferir.

      Como eu sempre tô fazendo alguma coisa artesanal, para mim saiu barato, inclusive tenho feito por encomenda para outras pessoas hehehe

      A princípio fiz pelo desafio mesmo de fazer rsrsrs, só para ver se eu conseguia, se você gostar de desafios tenta!

      Depois dá uma olhada na minha página no Facebook: H.artte

      ou no Instagram: @h.artte

      Um abraço

      Desculpa a demora em responder

      Excluir
  15. Ficou linda sua biblia, mas que tipo de papel é o rosa? Nao sei qual é...e quero fazer a minha tambem KKKK. Deus abençoe . Raquel/SP

    ResponderExcluir
  16. Como faço para conseguir esse tipo de papelão???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laion aqui em João Pessoa eu compro em duas lojas no Centro. Sudipel e ABC distrbuidora. A primeira vende materiais para quem trabalha com scrapbook e a segunda é distribuidora de gráficas. Uma placa de 80 cm x 100 cm de 2.0 de espessura eu pago R$5,00 (cinco reais). Procura na sua cidade em lojas desse tipo. O nome do papelão é "Paraná" ou "Papelão Cinza" mesmo

      Excluir
  17. Respostas
    1. Eita, o endereço eu não sei não. Joga onome no google.
      a ABC é perto do mercado central e a sudipel é pertodo shopping tambiá

      Excluir
  18. Tem como vc passar o tipo de matérias nome dos papéis utilizados, e tecidos e onde encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - O Papelão é chamado de "paraná" ou Papelão Cinza

      - O tecido pode ser qualquer um de algodão ( de preferencia) por que o acabamento fica melhor e ele cola melhor, tecidos sintéticos não colam bem no papel.

      - A cola é PVA, ou chamada também de cola forte. Tem um comentário que eu respondi falando sobre preços

      Excluir
  19. Parabéns por esse maravilhoso trabalho !

    ResponderExcluir
  20. Parabéns por esse trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  21. Como é o nome do papel vermelho que vc colocou dentro da capa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro se esse quw eu usei era color plus. Mas vc pode usar um de uma gramatura alta, a partir de 150gr (mais firme, mais durinho) Para vc ter uma idéia uma folha comum de sulfite é 90gr

      Excluir
  22. Bom dia pode colocar
    o papel cartão na capa no lugar do papelão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas talvez a capa nao fique tao firme como ficaria com o papelao cinza.

      Excluir
  23. Vocês mulheres sempre criativas muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns muito lindo seu trabalho. Deus que abençoe sempre

    ResponderExcluir