quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Biblia como você nunca leu - Revista Superinteressante Junho 2012


Gosto muito de ler, e quando vou ao supermercado e vejo aquele monte de revista no caixa, confesso que fico tentada a comprar uma (apesar de ser assinante de 3 revistas, ler e guardar todas elas)
                No começo do mês passado foi meu marido quem não resistiu e comprou uma revista na fila do caixa. A capa era super atrativa: “A Bíblia como você nunca leu”. Qualquer pessoa que lê a Bíblia deve pensar: “e o que foi que eu ainda não li?”. Meu marido leu a revista e disse que não gostou, hesitei uns dias para ler a reportagem e acabei pegando nela só essa semana. Gostaria de registrar aqui a minha decepção.
Gosto muito da Superinteressante, há alguns anos atrás até já tive a assinatura dela, mas esse artigo particularmente ficou muito a desejar. Parece que quem nunca leu a Bíblia foi o próprio autor do artigo.
A reportagem é dividida em 8 tópicos: Maridos & Esposas; Sexo; Negócios e Finanças; Vinho; Saúde e Educação; Homossexualidade; Sacrifícios; Crime e Castigo. Como esse é um blog para mulheres vou me ater só à parte que nos interessa: Maridos & Esposas
O tópico já começa falando que a instituição do casamento mudou muito nos últimos 3 mil anos, que no AT era claro que as mulheres deveriam ser funcionárias de seus maridos e poderiam receber carta de recomendação se fossem demitidas. Os homens podiam ter tantas esposas quanto quisessem, pois a poligamia era regra. Cita vários homens que tiveram mais de uma mulher. Diz que o cristianismo só refuta a poligamia quando se aproxima do poder em Roma. Cita Santo Agostinho no sec. 5 escrevendo:”em nosso tempo, e de acordo com o costume romano não é mais permitido tomar outra esposa”. Hã?
Bem fiquei profundamente decepcionada. Esperava abrir a reportagem, ler e falar: “Ooohhh! Que Superinteressante!. Mas o que eu vi foi uma pessoa falando do que não sabe e do que não leu. Na verdade eu já devia esperar, pois sabemos que a palavra de Deus é revelada e não entendida como um livro de ciências.
Não li a Bíblia toda ainda, mas ainda não vi Deus incentivando a poligamia. Pelo contrário em Genesis 2:24 o próprio Deus diz: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
Uma carne formada por um (1) homem e uma (1) mulher. Se os homens no AT, NT e hoje tem mais de uma mulher é por que eles querem e não por que Deus fez isso uma regra.
                O que nosso amigo jornalista não deve ter entendido é que a Bíblia retrata histórias de homens reais, que embora escolhidos de Deus também o desobedeceram, e isso não nos foi ocultado. A monogamia foi e continua a ser o plano original de Deus.
O ápice da marmelada da reportagem pra mim foi a imagem x versículo que usaram para ilustrar esse tópico. O que a mulher que ungiu os pés de Jesus tem haver com as esposas serem submissas ao marido. Ou existe outro versículo na Bíblia que sugira essa imagem? Como disse, ainda não a li toda, mas se tiver outro versículo alguém me diz que eu retiro o que escrevi.
Deus criou a mulher para não deixar o homem só. “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18. Eu sei, para muitas mulheres (inclusive as cristãs) é difícil admitir isso. Queremos ser independentes, auto suficientes, donas do nosso próprio nariz e não é isso que Deus deseja para nós mulheres e nem para os homens.  Quando Deus fala “uma só carne” eu entendo uma sociedade com cotas iguais 50% para cada. Claro cada um com suas responsabilidades, mas nunca uma relação patrão x empregado como sugere a revista.
Enfim fizeram uma capa para vender e caímos direitinho. É uma pena, pois muitas pessoas que ainda não leram a Bíblia podem acabar confiando no que essa reportagem diz. Fiquemos com este conselho: Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:


7 comentários:

  1. Ah os cegos que nao querem ver. Sao tao sensatos.

    ResponderExcluir
  2. ISSO é o que dá deixar religiosos fanáticos que NEM LERAM a bíblia ter acesso a uma revista que discute FATOS HISTÓRICOS.
    Vcs pegam a informação com um ar já crítico. Vc mesmo disse que gostava da revista. mas aí quando ataca a tua "fé" fica aí choramingando. Deixa de ser hipócrita. NOTA-SE que tu não leu ainda a bíblia mesmo. Pois ema várias ocasiões dela a mulher é tratada como uma merda que deve calar a boca perante o marido. (não sou eu que diz isso).

    Em vez de ficar de mimimi quando ve algo de desilude a tua crença com fatos, NÃO PROCURE por isso. Não procure pela verdade. Se um dia vc tiver tempo pesquise todas as contradições da bíblia. Se vc já não gostou disso vai querer processar o mundo todo depois do que irá descobrir...

    Não há nada de errado em ter sua crença, AGORA se tu quer defender a BÍBLIA, querer provar que ela é 100% certa e ótima, aí vc vai ter um tempo ruim. Creia nas suas crenças, mas quando te derem a verdade na cara não seja hipócrita. A revista não tem culpa do teu fanatismo. Ela discute FATOS, e não o que o teu padre fala pra ti(que não é nem 5% da bíblia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Puuunnk pelo seu comentário. Ficarei esperando versículos NA BÍBLIA que confirmem o que a revista falou. O que que diz dizer em "não li a Bíblia toda" é que em todas as passagens que li, não vi nada que apoiasse o que a reportagem falou. Se você viu, fique a vontade para deixar aqui nos comentários os versículos. Lembrando como disse na postagem "O que nosso amigo jornalista não deve ter entendido é que a Bíblia retrata histórias de homens reais, que embora escolhidos de Deus também o desobedeceram, e isso não nos foi ocultado. A monogamia foi e continua a ser o plano original de Deus."
      Um abraço

      Excluir
  3. Muito bem Hellen. Você está certíssima em seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Querida, tem certeza que leu a Bíblia? E se leu, prestou atenção? Mas é claro, seu livro sagrado não pode ser criticado, qualquer coisa que falem mal dele é mentira! HAHAHAHAHAHHAHA Quando morrer você vai descobrir a verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu "Anônimo"?
      Em que você acredita?
      Um abraço

      Excluir