segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sobre a brevidade da vida.





Eu não gosto de ver vídeos, sou a última pessoa a ver um vídeo que todo mundo compartilha (e só depois de ver quem compartilhou e os comentários sobre o vídeo), mas semana passada eu vi um vídeo que me chocou. 


Em Belo Horizonte, no momento em que um viaduto caiu, muitas pessoas que estavam ali filmaram o ocorrido. Marcaram-me em um desses vídeos e não sei por que assisti de cara. Uma cena muito triste, uma verdadeira tragédia. O que mais me chocou foi ver a motorista do ônibus ainda com vida. Chorei. Uma coisa é ver uma ponte caída, outra é ver uma pessoa em baixo dela. Aquela imagem ficou na minha cabeça (acho que por isso não gosto muito de ver vídeos, fico impressionada com facilidade).


Não fui atrás das notícias sobre esse acidente, nem em saber quantas pessoas morreram ou ficaram feridas, sou muito fraca para essas coisas. Meus sentimentos aos familiares que perderam entes queridos, que Deus conforte o coração de vocês.


No fim de semana fiz uma pequena viagem com a igreja que faço parte e no caminho ia pensando naquela situação e Deus falou profundamente comigo.  Lembrei-me de várias passagens do livro de Eclesiastes, onde Salomão fala da brevidade da vida e sobre coisas que não podemos controlar.


“Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.
Eclesiastes 9:11-12

“Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte.” Eclesiastes 8:8

“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” Eclesiastes 9:2

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”Eclesiastes 9:10


Fiquei pensando naquelas pessoas que saíram para trabalhar naquele dia, fiquei pensando em todos os dias em que saio para trabalhar. Fiquei pensando em como fazemos planos, como nos sentimos potentes, fortes e às vezes até “imortais”. Não acho que seja ruim fazer planos, pelo contrário, isso é o que nos move, mas quando perdemos a noção da nossa real condição, nos tornamos tolos.


Fez-me lembrar dum fato que li sobre Steve Jobs. Quando descobriu que estava com câncer e que provavelmente teria pouco tempo de vida, ele decidiu fazer um barco que demoraria anos para ficar pronto (provavelmente depois que ele morresse). O que eu achei mais interessante na história toda é que ele disse que ficaria muito triste se vivesse mais do que o esperado e não tivesse começado a construir o barco.  Enfim, ele morreu e não viu o barco ficar pronto, mas esse projeto o incentivou a ficar vivo. Achei admirável ele aceitar a sua condição e mesmo assim não se entregar a morte.


Quantas coisas nós sonhamos realizar? Uma casa melhor, um carro, quitar uma dívida, entrar na faculdade, casar, ter filhos... todos temos sonhos e repito: não é errado sonhar. Mas para certas coisas existe um tempo a esperar, um preço a pagar. E pode ser que nunca alcancemos certos sonhos (não é o que eu espero, mas é a verdade)



O que mais me incomodou em refletir sobre tudo isso foi lembrar que existem coisas que não precisam esperar. Existem coisas que podemos fazer hoje, agora, já e ... não fazemos. Acredito que essas coisas simples são as que mais trazem arrependimento. Perdoar, dizer que ama, que quer bem, fazer uma visita ou uma ligação, brincar com seus filhos e netos, ir à praia ou à praça, e por fim o mais importante (para mim) pensar na sua eternidade. Talvez muitos leitores aqui não sejam cristãos, não creiam na Bíblia, tudo bem, respeito. Eu acredito na Bíblia e segundo ela só há uma maneira de ser salvo e ir para o céu: aceitar a JESUS como Salvador. Só temos essa vida para decidir isso, e não sabemos quanto tempo ela vai durar.



Minha conclusão disso tudo? Não espere ~tempo~ para fazer coisas que você pode fazer agora, não se desespere por ainda não ter alcançado seus objetivos, mas não deixe de tê-los. Saiba que somos como uma erva que hoje está viva e amanhã não mais, não temos poder sobre o dia da nossa morte, o que podemos fazer devemos fazer enquanto estamos vivos pois não sabemos se o dia de amanhã será bom ou mau. Na verdade não há nenhuma diferença entre nós e aquela mulher que naquele triste dia saiu para trabalhar. 

8 comentários:

  1. Bom dia!

    Hellen, sempre leio o seu blog e nunca comentei, mas hoje seu texto me chamou muita atenção e me fez refletir, você escreve muito bem e percebo a sinceridade nas palavras, realmente a vida é muito curta para ficarmos adiando as coisas e talvez quando acharmos que chegou o tempo seja tarde demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ler o blog
      Fico feliz em ter te motivado a escrever esse comentário rsrs
      Fica com Deus
      Bjs

      Excluir
  2. Flor, tbm estive pensando sobre isso!
    Recentemente visitei um rapaz da minha igreja que está internado com câncer e pensei no quanto a nossa vida é frágil e que essas situações podem nos pegar de surpresa.
    Uma vez ouvi uma das meninas que vão para a minha igreja dizer que " na última hora eu aceito a Jesus", mas não sei se você já passou por alguma batida de carro, eu já e das vezes que aconteceu eu não consegui pensar em nada a não ser pedir ajuda a Deus ou pensar "meu Deus". Nada mais.
    Me lembrei também que quando eu estava no 1º ano do ensino médio, um rapaz da minha escola morreu em um acidente de carro e o que mais me incomodou foi que, na semana em que ele morreu, eu o vi todos os dias. Não conversava muito com ele, pois ele era amigo das minhas amigas, porém todos os dias que eu o via, sentia vontade de falar alguma coisa para ele só que não sabia o que. Depois eu fui perceber o que era.
    Que Deus nos ajude a fazer o que Ele deseja que façamos no tempo certo e que não percamos a oportunidade de fazer coisas simples que hoje parecem ridículas, mas amanhã pode fazer a diferença.
    Beijinhos querida!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já capotei um carro (eu dirigindo) e realmente não dá pra pensar em nada. Fiquei pensando depois o que teria acontecido comigo, pois eu tinha brigado feio com minha irmã, não daria tempo de se reconciliar. Pois é, são coisas para pensar e fazer.

      Bjs

      Excluir
  3. Eu fico chocada com muita facilidade também Hellen, por isso nunca gosto de ver esses vídeos, mas no fundo, acho que a intenção deles é essa mesmo, nos mostrar o quanto somos fracos, e que a nossa existência aqui não é nada! Em um minuto estamos fazendo planos e mais planos e no outro não sabemos se estaremos vivos, por isso que temos sempre que nos preocupar com o que importa, que é a nossa alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Leeh, to vendo que vc é mole igual a mim rsrsrs
      Temos que fazer o que podemos, enquanto podemos
      Bjs

      Excluir