sábado, 18 de janeiro de 2014

Minhas Aventuras no Artesanato - Capa de Agenda


Olá! Nesse post quero inaugurar um novo assunto neste blog: Artesanato. Quem me conhece sabe que eu sou fã de artesanato, papeis, reciclagem e coisas do tipo. Por onde ando e vejo um papel bonitinho, um lápis interessante, uma régua diferente... tá eu lá comprando, morro de pena de jogar embalagens, caixas e latas fora (às vezes eu não jogo mesmo). São as coisas que eu chamo de "cacarecos", tenho muito cacareco guardado em casa. Vez ou outra eu me aventuro a fazer alguma coisa que eu vi por aí, na internet, em alguma revista ou na rua. Sou uma curiosa no assunto. Na verdade quando pensei em fazer um blog, minha primeira ideia era fazer sobre artesanato, mas como não é sempre que eu me aventuro nessas coisas, acho que ele ia ficar sem assunto por um bom tempo. Então, nesse ano de 2014 vou abrir uma nova tag no Cristã e Chic : Minhas Aventuras no Artesanato. Toda vez que eu fizer algo do tipo, vou compartilhar com vocês. Adianto logo que nem sempre será grande coisa, afinal este não é um blog de artesanato.
Pra começar, um assunto bem nostálgico: Agenda. Na minha adolescência sempre usei agenda, era daquelas que colava o papel do chiclete na agenda. Quando não conseguia comprar uma agenda bonitinha (da Capricho por exemplo. Falando nisso, ainda existe agenda da Capricho?) tinha que me virar com as baratinhas e fazer a minha capa personalizada (isso servia também para os cadernos da escola). Depois fiquei adulta e parei um pouco de fazer capa de agenda. Esse ano, tava inspirada. Na verdade queria uma agenda da Zoopress (refinei um pouco meu gosto para agendas), mas olhei uma que ganhei de brinde... e achei que ela renderia uma agenda especial. 

Então vamo lá pro passo a passo:

Materiais: 
1 Agenda em Espiral
Papel Decorado, Papelão
Cola PVA (a que vende em Loja de Material de Construção)
Tesoura, Régua, Furador




Primeiro retirei a capa da agenda. Se fosse o outro tipo de espiral daria mais trabalho, mas ainda dava certo.


Usei a capa da agenda como molde para recortar em um papelão outra capa do mesmo tamanho


Desenhei os furinhos também


Com um furador simples fui mirando o desenho e fazendo os furos um a um


Conselho prático: primeiro cubra o papelão com o papel decorado e depois faça os furos. Eu tive que furar duas vezes por que furei primeiro e depois encapei. Notem que o verso não ficou muito bem encapado, mas não tava muito afim de repetir o processo. Cortei um pedaço do mesmo papelão (um pouco menor) para cobrir a parte que fica dentro da agenda.

Depois que secou, coloquei a capa novamente.


Aí o processo quase terminado, esse livrinho aí do lado é uma Bíblia que cobri também.


Gosto de agenda com elástico (sempre preciso colocar papéis dentro da agenda). Para isso, usei um elástico de um cinto quebrado aqui da loja (é, eu gosto de reaproveitar) e uns rebites de calça jeans.


Como aqui na loja eu tenho essa máquina de pregar botões, usei ela. Para quem não tiver, pode fazer o tradicional furinho, passar o elástico por dentro e dar um nó (como nas pastas tradicionais)


E voilà. 


E vocês, gostam de artesanato? Já fizeram algo do tipo? O que acham dessa nova tag no blog? Interessante ou não?

2 comentários:

  1. Ficou lindo.
    Super criativo...amei!
    Beijinhos Nath (Blog da Cantini)

    ResponderExcluir
  2. Amei! E sim ainda existe agenda Capricho e por sinal continuam carinhas para o bolso das adolescentes rs

    ResponderExcluir