segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Mulheres na Bíblia #02 - A mulher samaritana

Olá Pessoal! A Paz do Senhor!

Vamos continuar com o nosso projeto Mulheres na Bíblia?

Nossa segunda passagem bíblica que faz referência as mulheres está em João 4: 4-30

4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.

Esse é um dos maiores diálogos relatados na Bíblia entre Jesus e outra pessoa. São cerca de 20 versículos entre Jesus e a mulher Samaritana. Gosto muito desse texto por que acredito que é no diálogo que conhecemos as pessoas e pelo tanto que a mulher samaritana falou, deu pra ver quem ela era e o que ela pensava. 

Em primeiro lugar (V9), a mulher samaritana era uma pessoa preconceituosa, sim, apesar de os judeus não falarem com os samaritanos, foi ela e não Jesus, quem fez essa observação e quis levantar essa barreira. (Os judeus não falavam com os samaritanos por que os consideravam um povo misturado, não puro. Em 2Reis 17:24 é relatado que o rei da Assíria levou estrangeiros para habitar em Samaria, e consequentemente houve mistura de raças)

Em segundo lugar (V11), a mulher não entendeu de que água Jesus falava, esperava ver um balde nas mãos de Jesus. A visão dela era unicamente material.

Em terceiro lugar (v15), ela começou a entender que Jesus falava de uma água diferente, mas ainda não tinha compreendido totalmente. Pela resposta da mulher dá pra imaginar que ela queria uma água mágica, que saciasse a sede do corpo para sempre, ela continuava a entender que Jesus falava de coisas materiais. Qualquer semelhança com a igreja de nossos dias NÃO é mera coincidência. Continuamos como aquela mulher, conversando com Jesus esperando que ele resolva nossos problemas materiais.

Em quarto lugar (V17), ela foi confrontada com uma pergunta delicada e tentou não responder por constrangimento, vergonha, ela mesma sabia da sua situação. Porem Jesus mostra a ela que sabe da resposta. Quantas vezes somos confrontadas a expor nossas fraquezas e pecados e não o fazemos por constrangimento? Deus já sabe de tudo, mas quando nós mesmos admitimos e nos humilhamos, deixamos nosso coração amolecido para a mudança de atitude.

Em quinto lugar (v19), a mulher chega a uma conclusão: Jesus é um profeta! Só um profeta poderia falar daquele jeito. Então ela aproveita para tirar uma dúvida: Qual é o local certo de adorar? Quando leio essa passagem percebo que essa mulher era uma religiosa burocrata. Novamente, qualquer semelhança com a igreja de nossos dias NÃO é mera coincidência. Vocês já perceberam o quanto nós nos preocupamos com a farda do conjunto, o horário, o dia da semana ou o local do culto, e ficamos sempre presos a legalismos e burocracias? Quero deixar bem claro que não sou uma anarquista evangélica, que acha que tudo tem de ser de qualquer jeito. Sei que é necessária ordem e decência, não acho que isso atrapalhe a adoração a Deus, mas quando nos preocupamos mais com isso do que com Deus, sim, aí é que está o problema.

A resposta que Jesus dá é uma coisa linda de se ler: tanto faz adorar no monte ou no templo, por que Deus procura os que adoram a Ele em Espirito e em Verdade. Deus procura os sinceros, os que O conhecem, os que sabem o que estão fazendo, os convictos da fé que abraçaram. 

Em sexto lugar (v25), a mulher conhecia as escrituras, ela sabia que viria o Cristo, sabia que era Ele quem iria anunciar todas as coisas, mas não tinha percebido ainda que estava falando com o próprio messias. Eita Jesus !!!!! Quantas vezes Deus está falando diretamente conosco e não percebemos. Quantas vezes estamos como aquela mulher samaritana, sem entender as coisas espirituais, apenas olhando para a nossa necessidade material e imediata! Ajuda-nos Senhor.

Em sétimo e ultimo lugar (v29),a mulher saiu e anunciou o que tinha acontecido. 

Ps. Não tenho intenção de que essas postagens sejam pregações, quero apenas acrecentar minhas observações ao texto.

Ps.2 Se quiser o Plano de Leitura Anual da Bíblia que estou seguindo, manda uma mensagem pelo Facebook da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário